18/04/2019 - Aprendizes do futuro: as inovações começaram
Referências:
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006
Considerações:
A educação tradicional segue uma hierarquia absoluta ou seja, o professor toma as decisões, escolhe a metodologia. Ao aluno cabe a submissão as regras impostas. Já a educação por meio de projetos de aprendizagem possibilita ao aluno:
* Buscar soluções;
* Construção de conhecimento;
Estudos apontam que pode haver ensino sem aprendizagem. Ou seja, se os alunos não forem despertados, instigados e confrontados. O aprendizado não acontece.
Projetos de Aprendizagem:
Na educação baseada por Projeto de Aprendizagem a formulação das questões parte do autor, admitindo-se assim que o aluno não é uma tábula rasa, respeita o conhecimento prévio do aluno e sua capacidade de fazer conexões, comparações, indagações e formular conclusões.
No projeto de Aprendizagem as dúvidas que vão gerar o projeto são do aprendiz, ele irá atrás das respostas. Pois o projeto é gerado pelo conflito, a dúvida. O aluno faz o levantamento de questões, hipotetiza soluções e estratégias.
Presume-se que que quando o aluno consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.
Projeto para Aprender:
* Certezas provisórias e dúvidas temporárias;
* Trocas contantes, ideias reorganizadas e replanejadas;
* Respeito a autonomia;
* Decidir critérios;
* Buscar e recolher informações;
* Definir procedimentos;
* Comunicar o conhecimento construído;
O processo natural de desenvolvimento do ser humano é "atropelado" pela escola e pelas equívocas praticas de ensino.
Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante, em sua capacidade de pensar, entusiasmado por exploração e descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é por que nós, que o educamos, decidimos "domesticar" essa criança, em vez de ajuda-lá a aprender a continuar aprendendo e descobrindo.
A capacidade de formular e elucidar problemas se desenvolve quando o aluno se inquieta e se questiona.
Currículo, como adequá-lo ao Projeto para Aprender:
Atender e pensar educação em massa não contempla as individualidades e particularidades de cada aluno. Tampouco seu próprio processo de aprendizagem.
Se a escola oferece e trabalha Projetos de Aprendizagem não terá mais um ensino em massa porque são interesses de 30 ou 40 alunos diferentes.
Papel do professor:
* Aprendiz tanto quanto seus alunos;
Ativador:
Propõe aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social. Ativar a mente para aprender sobre seu mundo interior e subjetivo. Essa função implica:
* Auto-respeito, auto-estima.
* Livre expressão.
* Tomada de iniciativa.
* Pesquisa e vivência de valores.
Articulador:
Tem disponibilidade, flexibilidade e tomada de decisões. Faz a costura e o intermédio entre professores, alunos, pais e funcionários. Ele diferentemente do supervisor pedagógico irá atuar diretamente em um grupo específico em que etá inserido.
Orientador:
* Orientar a investigação.
* Acompanhar as atividades do aluno.
* Estimular seu pensamento e reflexão a fim de provocar perturbações.
* Avaliar e levantar hipóteses.
* Formular argumentos.
* Documentar com registros qualitativos e quantitativos.
Especialista:
Coordenar o conhecimentos específicos de sua área de formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos.
Considerações finais:
Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. Pois para produzir conhecimento é preciso reestruturar as significações anteriores e produzir novas significações. O conhecimento novo é produto de atividade intencional, interatividade cognitiva, interação entre parceiros pensantes, trocas afetivas, investimento de interesses e valores.
A avaliação não pode acontecer de forma tradicional, onde o aluno responde uma prova engessada, pois cada aluno faz um projeto diferente. O importante não é avaliar e sim observar, deve ser feito um minucioso trabalho de observação de como o aluno está pensando, quais as conexões de mundo está fazendo. Quais os recursos está utilizando, quais as estratégias que aplica ou inventa em uma situação problema.
Não é mais permitido se pensar em uma educação onde o professor ocupa a posição de autoridade e o aluno é visto como alguém que só recebe o conteúdo. As ferramentas tecnológicas são um precioso recurso para essa transição de processos de apreensão de significados. O processo é lento mas acredito que essa mudança é um fator concreto e sem volta. E que muito em breve os frutos desse trabalho responsável e comprometido começaram a aparecer e teremos uma nova forma de fazer educação.
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. São Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006
Considerações:
A educação tradicional segue uma hierarquia absoluta ou seja, o professor toma as decisões, escolhe a metodologia. Ao aluno cabe a submissão as regras impostas. Já a educação por meio de projetos de aprendizagem possibilita ao aluno:
* Buscar soluções;
* Construção de conhecimento;
Estudos apontam que pode haver ensino sem aprendizagem. Ou seja, se os alunos não forem despertados, instigados e confrontados. O aprendizado não acontece.
Projetos de Aprendizagem:
Na educação baseada por Projeto de Aprendizagem a formulação das questões parte do autor, admitindo-se assim que o aluno não é uma tábula rasa, respeita o conhecimento prévio do aluno e sua capacidade de fazer conexões, comparações, indagações e formular conclusões.
No projeto de Aprendizagem as dúvidas que vão gerar o projeto são do aprendiz, ele irá atrás das respostas. Pois o projeto é gerado pelo conflito, a dúvida. O aluno faz o levantamento de questões, hipotetiza soluções e estratégias.
Presume-se que que quando o aluno consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.
Projeto para Aprender:
* Certezas provisórias e dúvidas temporárias;
* Trocas contantes, ideias reorganizadas e replanejadas;
* Respeito a autonomia;
* Decidir critérios;
* Buscar e recolher informações;
* Definir procedimentos;
* Comunicar o conhecimento construído;
O processo natural de desenvolvimento do ser humano é "atropelado" pela escola e pelas equívocas praticas de ensino.
Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante, em sua capacidade de pensar, entusiasmado por exploração e descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é por que nós, que o educamos, decidimos "domesticar" essa criança, em vez de ajuda-lá a aprender a continuar aprendendo e descobrindo.
A capacidade de formular e elucidar problemas se desenvolve quando o aluno se inquieta e se questiona.
Currículo, como adequá-lo ao Projeto para Aprender:
Atender e pensar educação em massa não contempla as individualidades e particularidades de cada aluno. Tampouco seu próprio processo de aprendizagem.
Se a escola oferece e trabalha Projetos de Aprendizagem não terá mais um ensino em massa porque são interesses de 30 ou 40 alunos diferentes.
Papel do professor:
* Aprendiz tanto quanto seus alunos;
Ativador:
Propõe aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social. Ativar a mente para aprender sobre seu mundo interior e subjetivo. Essa função implica:
* Auto-respeito, auto-estima.
* Livre expressão.
* Tomada de iniciativa.
* Pesquisa e vivência de valores.
Articulador:
Tem disponibilidade, flexibilidade e tomada de decisões. Faz a costura e o intermédio entre professores, alunos, pais e funcionários. Ele diferentemente do supervisor pedagógico irá atuar diretamente em um grupo específico em que etá inserido.
Orientador:
* Orientar a investigação.
* Acompanhar as atividades do aluno.
* Estimular seu pensamento e reflexão a fim de provocar perturbações.
* Avaliar e levantar hipóteses.
* Formular argumentos.
* Documentar com registros qualitativos e quantitativos.
Especialista:
Coordenar o conhecimentos específicos de sua área de formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos.
Considerações finais:
Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. Pois para produzir conhecimento é preciso reestruturar as significações anteriores e produzir novas significações. O conhecimento novo é produto de atividade intencional, interatividade cognitiva, interação entre parceiros pensantes, trocas afetivas, investimento de interesses e valores.
A avaliação não pode acontecer de forma tradicional, onde o aluno responde uma prova engessada, pois cada aluno faz um projeto diferente. O importante não é avaliar e sim observar, deve ser feito um minucioso trabalho de observação de como o aluno está pensando, quais as conexões de mundo está fazendo. Quais os recursos está utilizando, quais as estratégias que aplica ou inventa em uma situação problema.
Não é mais permitido se pensar em uma educação onde o professor ocupa a posição de autoridade e o aluno é visto como alguém que só recebe o conteúdo. As ferramentas tecnológicas são um precioso recurso para essa transição de processos de apreensão de significados. O processo é lento mas acredito que essa mudança é um fator concreto e sem volta. E que muito em breve os frutos desse trabalho responsável e comprometido começaram a aparecer e teremos uma nova forma de fazer educação.
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