23/08/2018 e 30/08/2018_EaD: novos papéis para o aluno.





Referências:

MAIA,Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação à distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

Exposição de fatos:

A educação à distância é uma ferramenta muito valiosa para a formação profissional nos dias atuais, pois ela vem de encontro ao fato de proporcionar aos seus estudantes a autonomia e a flexibilidade. Autonomia de criar seu ritmo e cronograma de estudos e também a flexibilidade de horários para que as pessoas consigam conciliar rotina de trabalho com os estudos.
Cabe ao estudante se informar e optar por uma instituição séria que lhe forneça suporte e conteúdos de qualidade.
Muitos são os questionamentos a cerca da educação à distância, muito dessas dúvidas e incertezas provém talvez da falta de conhecimento sobre os novos rumos da EaD. Eis algumas dúvidas neste contexto de Educação à distância.

Afirmações:

A educação à distância é uma realidade dos dias atuais que traz consigo uma revolução na maneira que concebemos a educação. Ela está mudando o perfil dos alunos, a postura do professor e está universalizando a educação.

Interrogações:

No cenário atual da educação onde a evasão escolar tem aumentando significativa nos últimos anos, como tornar o ensino a distância uma ferramenta para mudar esses percentuais?
Em um país com o alto índice de analfabetos funcionais como trabalhar a educação à distância?
Quais as melhores metodologias para tornar a EaD atrativa e eficiente no processo ensino aprendizagem?
Qual o perfil do profissional para trabalhar com aulas EaD? Existe um perfil de aluno mais eficaz no processo de ensino aprendizagem no universo EaD?
Ainda existe preconceito com a EAD? E como mudar esse cenário?

Ações:

Ler o capítulo pensando e refletindo as colocações das autoras, contextualizando com os questionamentos que acercam a educação à distância.

Reflexões:

Segundo Rena Palloff e Keith Pratt o aluno virtual de sucesso precisa ter acesso a um modem ou conexão de alta velocidade e saber usá-los, ter a mente aberta e compartilhar detalhes sobre sua vida, seu trabalho e outras experiências educacionais; não pode se sentir prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais no processo de comunicação; deve desejar dedicar uma quantidade significativa de ser tempo semanal a seus estudos e não ver o curso "como maneira mais leve e fácil" de obter créditos ou diploma; os alunos virtuais são ou podem passar a ser, pessoas que pensam criticamente; a capacidade de refletir é outra qualidade fundamental para o aluno virtual de sucesso; finalmente, o que talvez seja o mais importante: o aluno virtual acredita que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. O aluno virtual deve ser ousado e sedento por informação. Ele é o principal responsável pelo sucesso do seu aprendizado. O ensino à distância promoveu inúmeras possibilidades de aprendizagem para os alunos, independente de sua localização geográfica ou o horário que dispõe para estudar. Com a EaD surge um novo tipo de estudante o aprendiz virtual, o ensino nesse processo está voltado para o que o aluno precisa aprender independentemente do interesse do professor na disciplina, na hora de se planejar a disciplina o aprendiz faz parte de todo o processo e não apenas como produto final. O maior desafio para o estudante EaD é que ele se torne agente do aprendizado, ele precisa "aprender a aprender", ele deve ter a capacidade de ir em busca de fontes, informações, fazer suas pesquisas e transformando suas descobertas em conhecimento.
Em EaD um termo bastante difundido é a heutagogia aprendizagem direcionada onde o estudante é o gestor e o programador de seu processo de aprendizagem. Espera-se do aluno virtual que ele monitore e regule seu próprio estudo. O ensino à distância exige um aluno autônomo, responsável e disposto à auto aprendizagem. Por isso nesse novo modelo de aprendizagem a atividade mais importante passam a ser: buscar, encontrar, selecionar e aplicar, e não mais receber e memorizar.
O ensino à distância abre um leque de oportunidades para todos os estudantes que se propuserem a estudar e se desafiar. Sabemos que vários são os motivos para a evasão escolar e a perda de interesse dos jovens pelo estudo, entre os principais são: falta de condições e difícil acesso a escola, alunos não dispõe de tempo para estudar visto que precisam trabalhar, custos altos do ensino superior presencial, etc. Para essas dificuldades o ensino a distância vêm de encontro para auxiliar nas dificuldades e propiciar o acesso dos estudantes a um ensino de qualidade e que atenda suas necessidades.
Assim como o aluno o professor no ensino EaD também deve assumir outros papéis e buscar assumir outra postura, onde proporcione ao aluno a construção do seu conhecimento, reconhecendo que tanto o professor e o aluno no ensino EaD são agentes de construção do conhecimento.
A maior dificuldade e resistência por muitos pelo Ensino à distância é a falsa ideia de facilidades desta modalidade de educação, ideia essa que cai por terra quando pesquisamos e conhecemos o trabalho de instituições sérias. Como existe muita oferta de cursos nesta modalidade cabe ao estudante buscar uma que ofereça o ensino desejado e que atenda suas expectativas e necessidade.

Síntese:

Sou uma aluna oriunda de uma licenciatura na modalidade EaD e faço parte dos que acreditam que a educação de qualidade pode acontecer em qualquer lugar a qualquer momento. Na educação à distância o aluno pode e deve fazer a diferença na qualidade de seus estudos. O aluno jamais pode cair nas armadilhas que a facilidade de estudar onde e quando quiser proporcionam, e com isso achar que não precisa criar uma rotina e um roteiro de estudos. Embora se ofereça flexibilidade e autonomia, o aluno precisa ser responsável e auto regrado para obter êxito. O ensino a distância vem de encontro às expectativas de um ensino contínuo e permanente possibilitando que o aprendizado e o estudo aconteçam em qualquer momento de nossas vidas. Abre-se uma infinidade de possibilidades para quem busca se aperfeiçoar. Morar no interior, não poder viajar, ter pouco tempo por causa da rotina diária de trabalho e família nada mais é empecilho para quem busca qualificação.
Viva o universo virtual, viva a tecnologia, viva tudo o que isso pode nos proporcionar!


Disponível em: < https://nochalks.com/resources/img/plataforma-ead-para-cursos-e-treinamentos-online-metodo-publico.png >. Acesso em: 23 Ago. 2018.

Comentários

  1. Bem, ainda estou no momento de desconstrução da minha opinião em relação a EaD, já repensei algumas questões a partir das leituras e principalmente depois da experiência que estou tendo neste curso de pós-graduação. Não tive uma boa experiência com um curso de pós-graduação à distância e por ter acompanhado experiências de minhas colegas que influenciaram nesta opinião negativa em relação a EaD. Ainda não terminei de refazer minhas considerações no meu blog mas já mudei alguns posicionamentos. Estou em processo de mudança...

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    1. Te convido a visitar o meu blog que está bem simples mas estarei atualizando:
      prof.eliz.blogspot.com

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    2. Que bom que você está refletindo sobre a Educação á distância. Informação e reflexão são ferramentas indispensáveis para o bom professor! Grande abraço amiga!

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  2. Parabéns pelo Blog, colega. Está lindo, visualmente falando. Sobre tuas colocações na Síntese, concordo plenamente contigo. Além disso, achei bem interessante os questionamentos que colocaste, porque são mais algumas ideias para se repensar a EaD. Um abraço.

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  3. Olá, muito interessante tua síntese! Mas, serei um pouco mais abrangente, "cai nas armadilhas da facilidade" não somente os que realizam um EaD. Estes, por terem a possibilidade de estudar onde e quando por mais conveniente, mas, também aqueles que realizam suas qualificações na modalidade presencial, por se acomodarem e, talvez o pior de tudo, por se contentarem com o que o professor "ensina". O professor é uma ferramenta de orientação, aquele que traz um apanhado do que é mais interessante do tema em questão e o apresenta de uma forma clara, concisa e objetiva. Mas, é importante o estudante, seja em qual nível for, estar atento de que a informação deve ser processada, digerida e transformada em conhecimento. E, nesse processo construtivo, ele e somente ele é o agente causal disso. O discente deve ser proativo, curioso e questionador, ter uma rotina de estudos e utilizar diversas ferramentas de aprendizagem. A educação é transformadora, e o conhecimento é o maior legado! A educação liberta, e pessoas livres da ignorância são agentes de transformação do mundo ao seu redor!
    Muito legal seu blog, está muito bonito também!
    Continue blogando, está no caminho certo!
    Seja muito bem vinda à nossa instituição, um abraço apertado!
    Professor Ramon.

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